SJB com atividades pelo Dia Mundial sem Tabaco

SJB com atividades pelo Dia Mundial sem Tabaco
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Palestras serão realizadas em escolas e blitz educativa acontece em Grussaí

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em São João da Barra, preparou uma série de ações de 25 a 29 de maio pelo Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. O tema “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco" será trabalhado no município com palestras e, no sábado, 25, uma blitz educativa acontece em frente ao Pólo Gastronômico de Grussaí, a partir das 10h, com panfletagem.

A coordenadora do programa, Edilamar Caldas, explica que o tema deste ano visa assegurar o direito à saúde da criança, adolescentes, jovens e da população em geral. “O tabagismo é uma ameaça à saúde, matando 8 milhões de pessoas por ano e os últimos dados confirmam o aumento do uso de tabaco e nicotina por crianças, por isso nosso esforço é em informar o maior número de pessoas com ações, inclusive nas escolas”, explicou.

A campanha 2024 é uma oportunidade para divulgar os riscos do marketing da indústria do tabaco, que são globais. Elas envolvem, entre outras ações, publicidade física ou virtual, criação da embalagem sofisticada, colorida, aditivos que conferem sabores e odor agradável aos seus produtos que, além de aumentar o poder de causar dependência, provoca enfermidades e mortes.

— As crianças, os adolescentes e os jovens constituem um importante público-alvo a ser trabalhado, pois se encontram na fase de formação da consciência crítica, da construção da autoestima e da incorporação de comportamentos que os acompanharão por toda vida adulta — completou Edilamar.

Dados - A Organização Mundial de Saúde (OMS) pede aos países que acelerem os esforços para o controle do tabaco, pois ainda há muito trabalho a ser feito. Estudos mostram que os esforços para proteger a política de saúde contra o aumento da interferência da indústria do tabaco se deterioraram em todo o mundo.

Pesquisas nacionais mostram consistentemente que crianças de 13 a 15 anos na maioria dos países estão usando produtos de tabaco e nicotina. Para proteger as gerações futuras e garantir que o consumo de tabaco continue a diminuir, a OMS dedicou o Dia Mundial sem Tabaco deste ano à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

Confira o cronograma de atividades:

25 de maio
10h - Blitz Pólo Gastronômico de Grussaí


27 de maio
10h - Palestras e dinâmicas no Caps


28 de maio
10h - Palestra no Centro Educacional Rico Talento
10h40 - Palestra no Colégio Cenecista São João Batista

29 de maio
10h30 - Palestra no Cmea Grussaí
15h - Palestra na E.M. Amaro de Souza Paes

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter