Blog

prédio da sede do banco central
17 de abril de 2020 0 Comments

Exclusivo: Brasil lançará esquema de crédito de US $ 1,9 bilhão para microempresas

BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil lançará um programa de 10 bilhões de reais (US $ 1,9 bilhão) para apoiar microempresas com bom histórico de crédito, mas cujas finanças foram duramente afetadas pelo impacto econômico da pandemia de coronavírus, disseram duas fontes do Ministério da Economia à Reuters.

O esquema, a ser apresentado nesta semana, será direcionado a empresas com receita anual de até 360.000 reais e será operado pela Caixa Econômica Federal.

Cerca de 3 milhões de empresas poderiam ser elegíveis, segundo as fontes, que falaram sob condição de anonimato.

A Caixa Econômica Federal e o Ministério da Economia não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Uma das fontes disse que cerca de 10 bilhões de reais de financiamento serão potencialmente disponibilizados para empresas que se mostraram “boas pagadoras” de seus impostos de renda por meio do sistema de pagamento de impostos “Simples” para pequenas empresas.

Inicialmente, a idéia era que o Tesouro disponibilizasse fundos via bancos públicos. Mas para que isso ocorra, uma proposta precisará ser elaborada e enviada ao Congresso, o que levaria mais tempo.

O plano agora é oferecer a essas pequenas empresas um crédito equivalente a 30% da receita de dois meses, o que de acordo com uma das fontes seria o valor calculado que a empresa precisa “para sobreviver”.

O esquema segue o programa de 40 bilhões de reais anunciado na semana passada, destinado a ajudar empresas com receita anual entre 360.000 e 10 milhões de reais a atender a folha de pagamento.

O déficit orçamentário primário do Brasil neste ano está se aproximando de 500 bilhões de reais (US $ 96 bilhões), ou 7% do produto interno bruto, mesmo antes de uma proposta de auxílio estatal de até 222 bilhões de reais para combater o coronavírus ser contabilizada, informou o Ministério da Economia no sábado. .

Reportagem de Marcela Ayres em Brasília; Escrito por Jamie McGeever; Edição por Matthew Lewis

Leave a Comment

Your email address will not be published.